A Fisioterapia Pediátrica ajuda bebés, crianças e jovens a desenvolver o seu máximo potencial físico, funcionalidade, independência e qualidade de vida. Baseado num conhecimento especializado, o fisioterapeuta ajuda a prevenir complicações, deformidades, reduzir ou ultrapassar limitações funcionais, adaptar/readaptar face à condição clínica, tratar a dor, corrigir alterações estruturais, fortalecer e ganhar equilíbrio, trabalhar a destreza e as capacidades funcionais.
Fá-lo através de técnicas adaptadas à idade, ajustando-se às necessidades, procurando respeitar a pessoa em desenvolvimento e não a tratando como um adulto em miniatura. A intervenção é muito variada, já que pode tratar/reabilitar condições musculoesqueléticas, neurológicas ou respiratórias.
Além da intervenção na criança, o fisioterapeuta ensina e aconselha os cuidadores/pais de forma a promover a continuidade da intervenção em casa.
Problemas Mais Frequentes
- Problemas musculoesqueléticos (torcicolo congénito, malformações congénitas, displasia da anca, doença Sever, Osgood-Shlatter, dor articular, deformidades da coluna vertebral, dor lombar, condropatias, recuperação de fraturas, luxações, entorses, doenças reumáticas juvenis);
- Condições neurológicas (paralisia cerebral, hemiplegia infantil, atrasos no neurodesenvolvimento, distrofias neuromusculares, lesão do plexo braquial, espinha bífida, síndrome de Down, autismo);
- Condições respiratórias (bronquiolites, asma, infeções respiratórias, pneumonia, fibrosa quística).
Fisioterapia Respiratória
A Fisioterapia Respiratória tem como objetivo a desobstrução das vias aéreas de forma a facilitar a oxigenação durante a inspiração e a eliminação do dióxido de carbono durante a expiração, reduzir o trabalho respiratório e a dificuldade em respirar, aumentar a tolerância ao esforço e o nível de atividade, melhorar o apetite, a qualidade de sono, o rendimento escolar e evitar futuros problemas de audição ou de deformação craniofacial. Outra vantagem é a diminuição do risco de infeção, evitando a permanência das secreções na árvore brônquica durante longos períodos.
Problemas Mais Frequentes
· Bronquiolite;
· Displasia broncopulmonar;
· Atelectasia;
· Asma brônquica;
· Fibrose quística,
· Infeções respiratórias das vias aéreas superiores;
· Doenças neuromusculares;
· Paralisia cerebral;
· Condições pós-cirúrgicas;
· Bronquiectasias;
· Derrame pleural.
Terapia Manual Pediátrica Integrativa
A Terapia Manual Pediátrica Integrativa (TMPI) avalia e trata disfunções articulares, tecidulares ou craniais com um profundo conhecimento de neurodesenvolvimento em bebés e crianças. Essas disfunções podem estar a interferir com o neurodesenvolvimento e desta forma conduzir a futuras dificuldades de aprendizagem, atenção ou do comportamento.
A TMPI avalia aspetos como coordenação, equilíbrio, função cerebelosa ou presença de reflexos primitivos mal integrados e combina um conjunto de técnicas suaves, mas precisas e efetivas cujos objetivos são corrigir as disfunções e ativar padrões motores mais corretos. É nosso objetivo ensinar os pais a proporcionarem os estímulos motores e sensoriais que o bebé ou criança necessitam em cada etapa.
Pode procurar-nos assim que o seu bebé nascer, nós ajudamos a que cresça mais saudável.
Problemas Mais Frequentes
· Lesões articulares em relação com o posicionamento intrauterino ou com o parto;
· Obstrução do canal lacrimal;
· Cólicas infantis ou outras alterações digestivas;
· Deformações cranianas entre elas a plagiocefalia;
· Dificuldade em pegar na mama, aumentar de peso ou preferência por uma das mamas;
· Torcicolo congénito;
· Perturbações do sono tais (dificuldade em adormecer, despertares frequentes, sono inquieto);
· Irritabilidade;
· Problemas no gatinhar ou a andar;
· Luxação congénita da anca;
· Atraso no desenvolvimento motor;
· Problemas respiratórios das vias aéreas inferiores;
· Problemas de otorrinolaringologia tais como otites, sinosites, amigdalites;
· Problemas oculomotores;
· Descoordenação;
· Défice de atenção
· Dificuldades de aprendizagem;
· Alterações do comportamento;
· Dores no sistema musculoesquelético.
Massagem No Bebé
O toque é uma forma privilegiada de comunicação entre os pais e o bebé. Esta é uma massagem que facilita o crescimento e o desenvolvimento motor e cognitivo do bebé, reduzindo os níveis de stress e promovendo um sono calmo, aumenta a eficácia do sistema imunitário, promove a melhoria da circulação e respiração e facilita a digestão e a evacuação, diminuindo a incidência de cólicas.
Para os pais, o ato de dar uma massagem ao seu bebé, promove o bem-estar e o relaxamento, aumenta os níveis de prolactina na mãe, potencia a capacidade dos pais perceberem as pistas que o bebé lhes dá.
Ao massajar o seu bebé, os pais transmitem amor, segurança e conforto físico.
Venha aprender connosco como fazê-lo.
Em Leiria, o workshop Massagem no Bebé está disponível na MommyCare.
Caminhamos com o seu filho.
ARTIGOS RELACIONADOS
- Osteopatia Pediátrica: O que faz pelo seu bebé
- Tratamento do refluxo em bebés e crianças
- Deformações da cabeça do bebé - Plagiocefalia, o que pode fazer?
- Cólicas nos bebés: mitos e verdades