symbol

9 Sep 2022

Dia da Grávida (9 set.): uma partilha

mask white
Dia da Grávida (9 set.): uma partilha

Olá mulher grávida que estás desse lado… Se me estás a ler, quero que saibas que estive grávida há 3 anos.

Na verdade, foi uma experiência incrível e única. Também é verdade que não gostei da maioria da experiência. Todas as náuseas e vómitos, sentir o meu corpo a mudar, ter todas as restrições de movimento a que não estava habituada, as dores que foram surgindo aqui e ali, o calor terrível. Além de toda a transformação mental que estava a sofrer para preparar-me para receber a minha filha, como também para tornar-me a mãe que eu pretendia ser para ela.

Bem, tudo isto apenas foi compensado por sentir o meu bebé a mexer no meu interior e saber que um dia ia conhecer este ser pequenino que estava a crescer dentro de mim. Provavelmente, identificas-te com algumas das coisas que estou a escrever, ou provavelmente não, e estás a adorar cada momento! A vida não é feita de tudo ou de nada.

Apesar de não ter adorado estar grávida, atualmente as grávidas são a minha população preferida. Adoro trabalhar com mulheres e adoro ainda mais quando estão grávidas ou quando acabaram de ser mães. Isto porque me identifico com elas, porque eu faço parto deste grupo de mulheres! Estar grávida é um desafio que poucos compreendem. Só passando por ele sabemos o que envolve e mesmo assim só vamos viver a experiência até certo ponto. É diferente de mulher para mulher. E as grávidas e as mães precisam de mais empatia por parte da sociedade!

Mais do que prepararem-se para o que aí vem, as grávidas, e futuras mães, precisam que as pessoas à sua volta não sejam desafios maiores do que aqueles pelos quais já estão a passar. Precisamos que deixem de dar conselhos que não pedimos e que não façam nos duvidar das nossas escolhas. Precisamos que deixem de dizer-nos que também passaram pelo mesmo e que é normal, banalizando os nossos problemas individuais. Precisamos que nos ajudem e que não sejam uma fonte de críticas constantes e não construtivas, deitando-nos abaixo e fazendo-nos duvidar de nós.

E a ti grávida e futura mãe o que é que as pessoas à tua volta te dizem ou fazem que não te faz sentir bem?

Rita Marques
Fisioterapeuta

loading