Ao longo do nosso estudo, deparamo-nos com informação que pode fazer toda a diferença no seu dia-a-dia, tendo em conta que pode significar uma melhor qualidade de vida. Decidimos juntar alguma dessa informação e partilhar consigo uma lista de comportamentos que REFORÇAM o sistema neuroimunológico e neuroendócrino (são todos Safe in Me - SIM). São eles:
- CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO que altera a percepção de medo e dessa forma o comportamento
- TER PERCEPÇÃO DO ELEMENTO STRESSOR, ou seja, muitas vezes ter a percepção do que nos stress já ajuda em muito a diminuir o seu impacto.
- EXERCÍCIO, com intensidade adequada e no timming adequado, porque demais e fora de tempo pode claramente aumentar a resposta de defesa do corpo, passando a ser um DIM, em vez de SIM.
- PERCEPÇÃO DE SAÚDE, quanto mais a pessoa PENSA que está saudável melhor o desempenho do seu sistema imunitário.
- SISTEMA DE SUPORTE SOCIAL, quanto maior o sistema de suporte social mais eficaz é o nosso sistema imunitário. Ter o apoio e presença dos amigos e família é altamente beneficio para a nossa saúde/sistema imunitário. Estar na companhia dos amigos e de bem com a vida protege-nos altamente das doenças.
- O SISTEMA DE SUPORTE MÉDICO, um bom sistema de saúde dá uma enorme segurança ao paciente, ou seja, é um potente SIM. Sabe que está em boas mãos. Já a controvérsia de opiniões entre os diferentes profissionais de saúde pode ser um potente DIM (Danger in Me), dado que gera confusão, apreensão, incerteza, medo.
- SISTEMA DE CRENÇAS. Este é um SIM ou um DIM, dependendo da crença. Por exemplo, a crença de que a doença veio por algum motivo, que tinha de passar por aquilo, faz com que a pessoa aceite o problema. E a aceitação é um potente SIM.
- HUMOR - Rir é um extraordinário libertador das hormonal da felicidade, que trazem bem-estar e reduzem a dor.
- COPING SKILLS - ter um conjunto de estratégias para lidar com o stress ou os eventos stressantes. Sabemos isto tão bem. Sabemo-lo da nossa prática clínica e mesmo da nossa experiência pessoal. Existem muitas estratégias, algumas com certeza bem adequadas à sua situação e forma de ser. São grandes SIMs.
- DIETA SAUDÁVEL - com certeza já ouvimos falar em dietas potenciadoras de efeitos inflamatórios e outras que beneficiam a cicatrização e resolução da inflamação. Não é nosso objetivo rever aqui essa estratégia, saiba apenas que há alimentos pró-inflamatórios e outros anti-inflamatórios. Saiba ainda que os ricos alimentos ricos em Omega 3 são anti-inflamatórios.
- ESTILO DE VIDA - fumar e o consumo de álcool são pró-inflamatórios. A restrição calórica pode ter um efeito anti-inflamatório, o sono, o exercício e alimentação adequados são potenciadores dos mecanismos de proteção, as relações saudáveis, gestão do stress e bem-estar mental geral também o são.
- Contacto com a NATUREZA - pode ser um extraordinário SIM.
- SONO - o sono reparador é importantíssimo para o bom funcionamento do sistema neuroimunológico e neuroendócrino. Descanse adequadamente, quer em quantidade quer em qualidade.
- … haverá muitos outros comportamentos/formas de estar/de pensar que poderíamos assinalar como promotores de um sistema neuroimunológico e neuroendócrino saudável, competente, protector. Basta que sejam SIM. Daí a importância de conhecer os seus SIMs e os DIMs.
Quais são os seus SIMs e DIMs?