Os avanços tecnológicos na área da saúde são cada vez mais evidentes e com resultados bem sucedidos. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, a fisioterapia surge como a melhor recomendação para reabilitação e funcionalidade. É neste contexto que surge a ecografia em fisioterapia - para conseguir melhorar os resultados aos nossos pacientes.
A ecografia musculoesquelética é hoje em dia um equipamento indispensável na prática clínica do fisioterapeuta. Tornou-se uma ferramenta muito útil para complementar o raciocínio clínico e diferencial. Desde a perspetiva da fisioterapia, a ecografia é uma estratégia que permite um estudo dinâmico e funcional de forma rápida, eficaz e inócua. Este tipo de avaliação permite explorar os tecidos com maior pormenor sobre os músculos, tendões, ligamentos, cartilagens, nervos e também a cortical óssea. Após essa avaliação o fisioterapeuta está capaz de delinear a melhor intervenção em fisioterapia e monitorizar a evolução da lesão, validando desta forma o plano de intervenção estabelecido.
A ecografia é a forma mais segura para guiar o uso de técnicas como a punção seca, eletrólise percutânea intracelular e neuromodulação, na medida em que permite ao fisioterapeuta observar em tempo real o tecido e ser preciso na estrutura a intervir.
Durante a sessão, o fisioterapeuta poderá mostrar ao paciente, ao mesmo tempo que avalia, a mobilidade da articulação ou mesmo a desorganização do tecido muscular, depois de ter tido após um episódio de lesão, dando assim a possibilidade, não só de o fisioterapeuta observar o que está a acontecer, como também dar a conhecer ao paciente as várias fases de evolução do tratamento através da imagem.
Na Physioclem, temos fisioterapeutas devidamente especializados em ecografia musculoesquelética, como apoio para complementar o diagnóstico fisioterapêutico.
Encontre este serviço na nossa Physioclem Alcobaça, Caldas da Rainha e Leiria.