Já pensou se a sua sessão de fisioterapia chegasse diretamente a si no seu local de trabalho?
A fisioterapia laboral é uma área na qual o fisioterapeuta desloca-se ao seu local de trabalho, à sua fábrica ou ao seu escritório, com o foco de avaliar melhor a sua postura ao computador e/ou perceber como estão a ser realizados aqueles movimentos específicos, pesados e repetitivos que podem estar a lesionar a sua coluna.
Numa visita à sua empresa, o fisioterapeuta terá que rapidamente ter um conhecimento profundo e abrangente das funções de cada trabalhador, para que consiga entender melhor as suas tarefas, identificar possíveis riscos de lesão e conseguir fazer uma avaliação personalizada, detalhada e de enorme rigor.
A Avaliação será ergonómica. Ou seja, há uma avaliação do posto de trabalho com o objetivo de entender os fatores de risco que possam estar a levar posturas indesejáveis. Além disso, vai permitir identificar tarefas e movimentos repetitivos ou de esforço desnecessário para o trabalhador. Assim, o fisioterapeuta identificará os possíveis riscos de lesão e permitirá corrigir a forma como as tarefas estão a ser desenvolvidas por cada funcionário, planear um programa de exercícios de prevenção de lesão para cada um, de acordo com a função desempenhada na empresa.
É necessário e recomendado a utilização de estratégias como educação e exercícios, que tem demostrado grandes benefícios quando conduzidas por fisioterapeutas (Fortún-Rabadán.R et al. 2021). Com apenas algumas mudanças no local de trabalho, será possível prevenir más posturas. Este passo irá permitir mudar a postura ao executar as suas funções, quer seja na forma de carregar pesos com posições adequadas ou de completar movimentos repetitivos ou melhorar a postura sentado a trabalhar ao computador. Existem pequenos e, relativamente, simples ajustes, como verificar o nível do ecrã do computador em relação à postura do funcionário e verificar se a cadeira - utilizada durante as 8 horas de trabalho - é apropriada, que têm um impacto significativo na saúde e produtividade.
O fisioterapeuta terá ainda a função de criar programas de retorno ao trabalho com precisão e eficiência para que os funcionários regressem às suas funções rapidamente e com segurança, em caso de ausência.
Ao nível de lesões, a região cervical é normalmente a mais afetada, seguida de lesões nos ombros. Por último, a coluna lombar.
Benefícios da Fisioterapia Laboral
- Prevenção e correção de más posturas que possam estar a desencadear lesões aos seus funcionários;
- Aumento dos níveis de produção da empresa;
- Redução significante dos custos em seguradoras;
- Custos associados em treinar novos funcionários.
A Fisioterapia Laboral é assim um serviço de cuidados de prevenção de lesões e de saúde, que tem um impacto muito positivo na sua empresa e na saúde dos seus funcionários.
João Jorge
Fisioterapeuta
BIBLIOGRAFIA
Fortún-Rabadán R, Jiménez-Sánchez C, Flores-Yaben O, Bellosta-López P. Workplace physiotherapy for musculoskeletal pain-relief in office workers: A pilot study. J Educ Health Promot. 2021 Feb 27;10:75.