O estudo "Exercício Físico pré-operatório domiciliário em doentes com cancro do pulmão", apresentado pelo fisioterapeuta e investigador Physioclem Pedro Machado, foi distinguido pelo Grupo de Estudos de Cancro do Pulmão, com o prémio de melhor comunicação oral no I Congresso Português de Cancro do Pulmão.
A investigação não só concluiu que o exercício físico pré-operatório domiciliário é uma intervenção viável e segura em doentes com cancro do pulmão, como também se verificaram melhorias significativas na qualidade de vida e na força muscular após o programa de exercício, indicando que esta intervenção pode otimizar a preparação dos doentes para o tratamento cirúrgico.
O estudo envolveu investigadores do Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (Politécnico de Leiria), da Universidade de Coimbra e os serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Centro Hospitalar de Leiria e do IPO de Coimbra.
Em virtude dos resultados positivos, a equipa de investigação encontra-se atualmente a conduzir um estudo pioneiro em quatro hospitais portugueses, que visa investigar a eficácia do exercício físico pré-operatório na recuperação após a cirurgia de cancro do pulmão. Esta investigação poderá contribuir para a integração de programas de exercício físico nos cuidados prestados a doentes com cancro do pulmão.