Patologias
Ao clicar num dos pontos cor de laranja poderá identificar algumas das patologias que possa sentir. Uma ferramenta que não dispensa a opinião de um dos nossos fisioterapeutas.
Hérnia discal cervical
A hérnia discal é uma patologia do disco intervertebral, estrutura esta cuja função é amortecer o impacto entre as vértebras e aumentar a mobilidade da coluna. É formado por uma parte mais central, o núcleo pulposo, constituído maioritariamente por água e uma camada mais externa, o anel fibroso.
A hérnia discal trata-se então da projeção da parte central (núcleo pulposo) do disco inter-vertebral para fora dos seus limites normais, por degeneração do anel fibroso. O material discal que extravasa os seus limites, pode contactar com a raiz nervosa que sai dos diferentes níveis da coluna cervical comprimindo-a e provocando edema e congestão local. Os sintomas mais comuns são dor cervical, cervico-braquialgia (dor cervical e num braço), limitação dos movimentos do pescoço, dormências no membro superior e/ou mão, tonturas, dores de cabeça, entre outros (ver cervico-braquialgia). É uma condição muito comum e que pode ter grande impacto na qualidade devida. Para o tratamento, além do alívio dos sintomas é importante compreender quais as alterações posturais e biomecâmicas presentes na globalidade da coluna e dos membros, as quais que podem influir sobre a coluna cervical.