Patologias
Ao clicar num dos pontos cor de laranja poderá identificar algumas das patologias que possa sentir. Uma ferramenta que não dispensa a opinião de um dos nossos fisioterapeutas.
Conflito Sub-acromial
Esta é uma condição que afeta o ombro, em que se verifica uma redução no normal espaço entre a cabeça do úmero e o acrómio (estrutura da omoplata), muitas vezes causada por desequilíbrios musculares. Este aspeto gera um conflito mecânico, com sofrimento essencialmente a nível do tendão do músculo supra-espinhoso e da bolsa sub-acromial que se encontram localizadas entre a cabeça do úmero e a superfície antero-inferior do acrómio, produzindo-se inflamação e dor. Esta é pois a causa para a maioria tendinites da coifa dos rotadores e bursistes sub-acromiais.
Normalmente a dor é referida na região antero-externa do braço quando o membro superior é elevado acima dos 90º e quando se realiza rotação, podendo irradiar até o cotovelo e por vezes até á mão. É comum também sentir fraqueza muscular, cansaço no braço e dificuldade em dormir sobre o lado afetado. Existem vários fatores que podem predispor para a ocorrência deste quadro clinico, como são o caso das alterações posturais em particular ombro anteriorizado, erros na prática desportiva, desequilíbrios musculares gerados por problemas da coluna vertebral, gestos repetidos do membro superior que geram sobrecarga, má postura no trabalho ao computador, alterações morfológicas das estruturas anatómicas, entre outros.
A evolução do quadro condiciona diferentes tipos de abordagem e prognósticos, dependendo de cada situação. O tratamento deve ter como base compreender quais os factores desencadeantes de modo a corrigir os mesmos e trabalhar visando o reequilíbrio muscular que permita uma centragem da cabeça do úmero durante o movimento, eliminado deste modo o conflito.