Uma das mais grandiosas missões da Physioclem é estar sempre junto da sua comunidade. É deste ADN que nasce o programa: “Lute contra o cancro em movimento”, um projeto da Physioclem e da Vida em Movimento.
A Physioclem Alcobaça, Caldas da Rainha, Oeiras e Torres Vedras proporciona a pessoas com doença oncológica e sobreviventes de cancro um programa de exercício clínico gratuito - a partir de setembro de 2024.
objetivos
- Proporcionar à comunidade, com doença oncológica ou sobreviventes de cancro, acesso à prática de exercício físico adequado à sua situação clínica e de forma gratuita. De igual modo, pretende-se transmitir a importância do exercício no tratamento oncológico e estimular a adoção de um estilo de vida mais saudável, capacitando a pessoa para a realização de exercício de forma autónoma.
serviço-prestado
- Programa de exercício clínico estruturado e acompanhado por profissional especializado na área da oncologia e exercício físico (fisioterapeuta ou fisiologista do exercício), financiado, na sua totalidade, pela Physioclem.
destinatários
- Pessoas com diagnóstico de cancro, em qualquer fase da sua doença (pré-habilitacão, reabilitação e sobrevivência), sem sinais ou sintomas de doença neurológica, cardiovascular, metabólica ou renal que contraindiquem a realização de exercício físico.
- Pessoas que tenham terminado os seus tratamentos (quimioterapia, radioterapia e cirurgia) há menos de um ano.
- Não estão incluídas, neste programa, pessoas que tenham terminado os tratamentos há mais de um ano e que apresentem metástases ósseas.
Local
- Physioclem Alcobaça
- Physioclem Caldas da Rainha
- Physioclem Oeiras
- Physioclem Torres Vedras
Duração e frequência
- O Programa Comunitário tem a duração de um ano. Nos primeiros 3 meses, são realizadas sessões de exercício clínico com acompanhamento presencial, nas instalações da Physioclem, 2 vezes por semana. Cada sessão de exercício, tem a duração de aproximadamente uma hora. Nos 9 meses seguintes, haverá um acompanhamento em dois momentos: reavaliação aos 6 meses e aos 12 meses.
Estrutura
- Sessão de avaliação inicial
Compreende uma recolha de informação clínica da pessoa e avaliação inicial, com aplicação de questionário de triagem pré-participação, bateria de testes e escalas.
- Sessões de exercício físico estruturado
Sessões que têm por base a fase da doença em que a pessoa se encontra, os resultados da avaliação inicial e os objetivos definidos.
- Sessões de reavaliação
Sessões realizadas aos 3, 6 e 12 meses e que compreendem a aplicação da bateria de testes e escalas utilizadas na avaliação inicial, como forma de análise da evolução da pessoa.
O cancro e os vários tipos de tratamentos oncológicos provocam múltiplas sequelas imediatas e/ou tardias que podem causar uma diminuição ou restrição na função e participação com elevado impacto na sua qualidade de vida.
Múltiplos estudos científicos têm demonstrado que pessoas com doença oncológica, que têm baixos níveis de massa muscular e de força (sarcopenia), têm um pior prognóstico após serem submetidos a vários tipos de tratamento, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Além disso, essas pessoas sofrem mais frequentemente toxicidade dos tratamentos, com graves implicações na sua qualidade de vida.
Vários estudos reforçam a importância de realizar exercício físico durante o tratamento oncológico, particularmente exercício que promova adaptações positivas no musculoesquelético. De igual modo, o exercício físico demonstra ser efetivo na melhoria de vários fatores psicossociais associados ao tratamento oncológico, nomeadamente melhoria na qualidade de vida, redução dos níveis de ansiedade e depressão, aumento da autoestima e redução da fadiga relacionada com o cancro.
Informação e inscrição
Para mais informação, entre em contacto com a Physioclem.
Pode ainda fazer uma pré-inscrição aqui: bit.ly/Programa_Comunitário_Exercício_Oncológico_